Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Mulher tem “fertilização in vitro” garantida na Justiça

A decisão é do Juiz de Abreu Perine, da 17ª Vara Civil do Tribunal de Justiça de São Paulo, atendendo solicitação de paciente com endometriose aguda.

Publicado por Gabriela Guerra
há 10 anos

O juiz Renato de Abreu Perine, da 17ª Vara Civil do Tribunal de Justiça de São Paulo, condenou a Mediservice Administradora de Planos de Saúde a arcar com os custos de endometriose aguda da paciente. Seu médico tinha recomendado o tratamento com fertilização in vitro, mas o plano de saúde indeferiu o pedido.

O plano de saúde negou o pedido de paciente com base em uma cláusula válida, que exclui métodos de inseminação artificial do rol dos procedimentos cobertos por planos de saúde, com a intenção de evitar que se use o tratamento como meio de planejamento familiar. “No entanto, a cláusula abre precedentes para interpretação, uma vez que em casos como o de endometriose severa a fertilização funciona como um tratamento médico para a doença”, esclarece a advogada Gabriela Guerra, especialista em Direito do Consumidor na área da Saúde.

Além disso, segundo Gabriela, “A paciente corria o risco de ficar infértil e, ainda estando em idade de reprodução, isso violaria o direito garantido pela Constituição da mulher constituir uma família”. A endometriose severa causa sangramento excessivo, cólica aguda e possibilidade de perda do sistema reprodutivo e a fertilização in vitro é apontada como a única forma de tratar essa doença.

“Aplicar a vedação estabelecida em lei para o único tratamento apto a curar a doença ofenderia a dignidade da pessoa humana, fundamento da República Federativa do Brasil”, disse o juíz Renato de Abreu Perine em sua sentença.

Afirmando que a dignidade da pessoa humana é o fundamento básico da Constituição, o magistrado classificou como sendo de má fé uma interpretação literal do artigo 10, inciso II, da Lei no 9656, e ordenou que a Mediservice Administradora de Planos de Saúde garanta “a fertilização in vitro para tratamento da endometriose junto ao médico que prescreveu o tratamento, sob pena de incidir em multa a ser fixada em sede de execução”.

  • Sobre o autorAdvogada, Plano de Saúde, Consumidor, Direito Civil
  • Publicações28
  • Seguidores102
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1502
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mulher-tem-fertilizacao-in-vitro-garantida-na-justica/136401696

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente matéria. Estamos com esse mesmo problema na família. Eu e minha esposa queremos fazer o tratamento de fertilização IN VITRO e fizemos as consultas preliminares na clinica VITA da REDEDOR, na Barra da Tijuca, RJ. O orçamento apresentado pela clinica nos desanimou (R$ 26mil total). Há 2,5 anos atrás esse tratamento era R$ 20mil. O reajuste deles é bem superior a inflação no periodo. Vamos tentar pela via judicial junto ao nosso plano de saúde SAÚDE CAIXA. Já consultei meu advogado e ele está pronto para essa batalha judicial. continuar lendo

Boa noite, gostaria de saber se os planos de saúde podem se recusar em negar o tratamento de fertilização in vitro para os casos de endometriose pélvica. continuar lendo

Interessante! Porém, nunca ouvi falar que "fertilização in vitro" fosse um "tratamento para endometriose". Como a doença impede a gravidez, daí sim, um "tratamento de fertilização". continuar lendo

Andreia, fetilização in vitro não é tratamento para endometriose, como enfermidade em si, mas a endometriose dificulta a ovulação e a gravidez e daí sim, a pretensão da parte, para atingir a maternidade!!! continuar lendo